ATIV. DE PORTUGUÊS


Exercícios sobre substantivos 6° ano

1. Em: a) “os gregos saíram de dentro do cavalo”
        b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo.

Qual é a classe gramatical das palavras sublinhadas.
___________________________________________________________

2. Marque a única opção em que o adjetivo “Velho” tem função de substantivo:
(   ) O seu tio era velho. (   ) O velho não gostava de jogar damas.  
(   ) Era um armário velho e empoeirado.

3. Leia o texto e responda às questões a seguir:
A Bailarina
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
(Cecília Meireles)

a) Retire do texto dois substantivos comuns.
______________________________________________________

4. O substantivo coletivo de: viajantes, examinadores e aves é:
a) caravana, assembléia e concílio
b) caravana, banca e bando
c) congresso, bando e banca
d) congresso, concílio e assembléia
5.      Substitua, nas frases abaixo, o substantivo próprio por um substantivo comum,  
mantendo o sentido da frase.

a)        Maria sempre leva seus filhos para brincar no Hopi-Hari.

b)        Comprei um par de Havaianas para ir à praia.

c)        Juliana sempre pede para a mãe comprar Trakinas.

d)        Todo dia tomo leite com Toddy no café da manhã.


6.      Observe os substantivos em destaque e escreva para os substantivos concretos e para os substantivos abstratos.

(    )  Guardar dinheiro  quando se é jovem é uma segurança para a velhice.
(    )  O segurança era muito forte e alto.
(    )  Sempre que estou em casa, sinto que estou em segurança.
(    )  A felicidade é um sentimento que completa o ser humano.
(    )  Dona Felicidade fez o melhor bolo de chocolate que já comi.
(    )  Rosa é uma ótima professora.
(    )  A rosa é uma das mais lindas flores da nossa flora.

7. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. COMUM        (   ) É aquele que particulariza um ser da espécie. Possuem
                             nomes próprios, principalmente:
2. PRÓPRIO       (   ) É aquele que indica seres dependentes de outros seres
3. CONCRETO  (   ) É aquele que dá origem a outras palavras.
4. ABSTRATO   (   ) É aquele que indica um nome comum a todos os seres da
                             mesma espécie.
5. PRIMITIVO   (   )É aquele que indica seres reais ou imaginários, de
                             existência independente de outros seres
6. DERIVADO   (   )É aquele que se origina, que se forma de outra palavra.
                             pedreira, pedregulho, pedrada, pedraria (derivados da pedra)
                             terreno, terreiro terráqueo, subterrâneo (derivados de terra)
7. COLETIVOS  (   )É aquele formado de apenas um radical
8. COMPOSTO   (   ) É aquele formado de dois ou mais radicais
9. SIMPLES        (   )  Embora no singular, indicam uma multiplicidade de seres da mesma espécie
_____________________________________________________________________________

Exercícios de Língua Portuguesa para 7º Ano
Verbo e Predicado
Responda: O predicado classifica-se em verbal e nominal.

a)     O que indica o predicado verbal?
b)    O que indica o predicado nominal?
c)    Qual a palavra mais importante do predicado nominal?
d)    Qual a palavra mais importante do predicado verbal?

2)    Forme orações com os seguintes grupos de palavras:

 a) O diretor/ aula.                                           e) A poluição/ prejudicial.
b) O livro/ atraente.                                          f) O carro/ conforto.
c) O céu /nublado.                                            g) O homem/ animal.
d) O menino/ vidro.                                          h) A tartaruga/ extinção.

* Sabe-se que o substantivo é uma classe de palavras que indica nome de:
Animais: gato, coelho.                                          Lugares: cidade, São Paulo.
Pessoas: João, Pedro.                                         Objetos: rádio, máquina.

3)    Circule apenas os substantivos das frases abaixo:
a)    Leonora chegou-se para mim.
b)    Levantei as mãos para o céu.
c)    A mãe, os tios, os avós, todos a coroavam.
d)    Abre a boca minha filha.
e)    No hospital o médico limitou-se a apalpar-lhe a barriguinha.

4) Sabendo-se que verbo é uma classe de palavras que indica:
Ação: correu,caiu.         Estado: está,ser.           Fenômeno da natureza: choveu,nevou.
Das frases abaixo circule apenas os verbos:

a) Engoliu foi a garrafa.
b) Voltei-me para ela.
c) Em pouco tempo o médico regressava.
d) Todos ficaram ansiosos.
e) Era uma festa de aniversario.
f) O médico sorriu.

5) Sabendo-se que adjetivo é uma classe de palavras que indica qualidades de objetos, pessoas, animais ou lugares, circule, nas frases abaixo somente as palavras que são adjetivos:
a) A mãe estava nervosa e inquieta.
b) Era um lugar tranquilo.
c) Todos pareciam dispostos.
d) O cigarro é prejudicial à saúde.


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


 


________________________________________________________________________
Atividade para 4º e 5º ano 
_____________________________________________________________

8ª série - Exercícios para revisão– Orações Subordinadas Adverbiais


1- Sobre as orações subrdinadas adverbiais, é correto afirmar que:

a) (    ) As orações subrdinadas adverbiais causais introduzem as orações que exprimem causa, motivo.
b) (    ) As orações subrdinadas adverbiais comparativas introduzem orações que exprimem comparação.
c) (    ) As orações subrdinadas adverbiais condicionais introduzem orações que exprimem consequência.
d) (    ) As orações subrdinadas adverbiais consecutivas introduzem orações que exprimem condição.
e) (    ) A oração “Marcos escreve como os grandes escritores” é uma O.S.Adv. comparativa.

2- Identifique e sublinhe a oração que possui valor de advérbio, e depois as classifique. 

a) “Eu canto porque o instante existe, e a minha felicidade está completa” (Cecília Meireles).
_____________________________________________
b) “Se você disser que eu desafino, amor, saiba que isso em provoca imensa dor” (Tom Jobim).
_____________________________________________
c) Tudo aconteceu como estava previsto na Bíblia.
_____________________________________________
d) A fim de que não te iludas, toma mais cuidado com os teus sentimentos.
_________________________________________
e) “Queremos liberdade, ainda que venha tarde” (Cecília Meireles).
___________________________________________
f) A mulher traída investiu sobre o marido feito um rojão.
___________________________________________
g) “Não permita, Deus, que eu morra/ Sem que eu volte para lá…” (Gonçalves Dias).
____________________________________________
h) Quanto mais eu penso nela, tanto mais a odeio.
__________________________________________
i) Desde que chegou, o moço só pediu um copo d’água.
__________________________________________
j) Embora eu saiba que estás iludida, tenho o dever de de contar-te a verdade.
__________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário